Conversando com a minha psicóloga em uma das minha sessões recentes, não sei bem como chegamos a esse assunto, mas estávamos falando sobre aquelas pessoas que são "over" e se comportam de uma forma além do socialmente aceitável (ou esperado), e ela usou o termo muito interessante que foi "excesso de comportamento". Um exemplo é quando você conhece aquela amiga da sua amiga numa festa e no dia seguinte a garota posta uma foto no Facebook com você se dizendo sua BFF. Ou aquela cara com quem vocês saiu 2 vezes e que já planou as suas próximas férias juntos e o nome dos seus 3 filhos hipotéticos.
Observando as minhas redes sociais essa semana, fiquei com a impressão de que há muito excesso de comportamento por parte das pessoas. E não só de comportamento, mas também excesso de exposição, de opiniões, e em compensação a falta de muita coisa também, como noção e privacidade.
Eu não sou de expor a minha vida na internet, mas também não sou voyeur. Não tenho acesso a redes sociais pra bisbilhotar a vida dos outros, eu participo ativamente mas tenho as minhas reservas. Divido com os meus amigos os livros que leio, raramente o que estou comendo e não gosto de expor problemas da minha vida pessoal ou fatos mais íntimos.
Numa era em que todos passam a maior parte do dia conectados em seus facebooks, instagrams e twitters, era totalmente de se esperar que os exageros chegassem a esse ponto (isso se não ficar pior). Tem gente que simplesmente não sabe beber um copo d'água sem contar sobre esse fato ou tirar uma foto do momento. É como se tudo tivesse que ser registrado digitalmente e mostrado a outras pessoas pra validar o fato como real.
Afinal, de que adianta comer aquela lasanha que mamãe fez se eu não puder mostrar pros coleguinhas? Bom, acontece que adianta sim, e é possível! E se a pessoa simplesmente comesse o prato e se sentisse feliz por aproveitar uma refeição gostosa e ficar satisfeito? Parece que muita gente não enxerga isso como opção... Passou a ser mais importante mostrar aos outros os meus feitos e acontecimentos do que, de fato, aproveitar e saborear o momento em que se está vivendo.
O excesso de comportamentos banais já me incomoda, o excesso de comportamento sem noção então me tira do sério! Não vou entrar no mérito dos compartilhamentos sem noção (animais machucados, pessoas sem uma parte do corpo, imagens nojentas em geral), mas sim de casos como o da nova moda do selfie pós sexo. Tipo, what the hell? Quem quer ver a cara da pessoa depois de trepar, convenhamos! E outra, fico imaginando a cena: você faz sexo com o seu namorado/marido/peguete/desconhecido e após o ato pega o celular e tenta enquadra o melhor ângulo do casal par postar na internet (e a gente bem sabe que para cada selfie boa, existem outras 20 terríveis). Eu já acho estranho a pessoa contar vantagem postando o que come todo dia e as coisas que compra, mas o sexo que faz? Ai pra mim já é demais... Entram também nessa categoria pessoas que postam fotos em hospitais (de si mesmas ou de parentes/amigos) sem motivo, e pessoas que, como meu irmão, gostam de postar a foto de si mesmo sentando na privada (eu ainda vou bloquear ele por isso).
Já pressinto comentários do tipo "se você não gosta do que vê no seu face, então ou bloqueia a pessoa, ou sai de vez da rede social". Eu respondo que isso não é uma crítica aos meus amigos de quem eu vejo os posts na minha timeline. Isso é uma crítica a todos nós que fazemos parte dessa comunidade virtual pra chamar atenção ao fato de que não, cada detalhe da sua vida não é tão interessante ao ponto das outras pessoas quererem ver. E não, não é interessante ver a foto da sua tia em coma na UTI, nem o prato de arroz com ovo que você comeu no almoço, nem o ralado que vocês fez na perna subindo a escada da sua casa. E tudo bem se alguma coisa te acontecer e os outros não ficarem sabendo, não tem problema. Se for algo muito importante, depois você conta pra quem realmente se interesse pelo assunto. E não, postar sobre os seus 34 problemas não vão fazer um psicólogo bater automaticamente na sua porta, pode nem servir pra vc ganhar os confetes que tá querendo.
Eu só realmente acho que existem outros motivos pra usar as redes sociais, como trocar ideias, conhecimento, humor, e até os momentos importante, por que não? E digo mais, eu também não sou o cúmulo de sensatez e sei que já cometi alguns excessos naquilo que posto, mas ultimamente tenho tomado mais cuidado com o nível de exposição da minha vida.
Depois da selfie pós sexo, fico pensando em como isso pode piorar...



Adoro tudo que você escreve!!! mto bom!!
ResponderExcluirDetalhe que essa do selfie pós sexo nao tava sabendoo--- ahh meu me diz qual o motivo de se fazer isso????????????????
ResponderExcluirpois é mano, o negócio tá chegando num nível preocupante!
Excluir