Chill, worry bout ur hair


Eu não sei porque eu ainda fico espantada com as coisas que vejo pela internet. Mas de todos os absurdos, esse foi um dos piores dos últimos tempos. Uma senhora - no mínimo desocupada - que se chama Jasmine Toliver criou no Change.org uma petição online pedindo a Beyonce e Jay-Z para que penteiem o cabelo de sua filha de 2 anos, Blue Ivy. Heis a desculpinha que a desocupada em questão usou como argumento para convencer outros desocupados a assinarem a petição:

"Uma mulher como eu entende a importância do cuidado com os cabelos. É perturbador ver uma criança sofrendo com a falta de hidratação nos cabelos. Os pais de Blue Ivy, Sean Carter, mais conhecido como Jay-Z, e Beyonce, tem falhado nas inúmeras tentativas de arrumar o cabelo de Blue Ivy. O problema escalou para o nível da criança desenvolver dreads e nós. Por favor, vamos espalhar a notícia para que o cabelo de Blue Ivy receba o cuidado adequado".

O absurdo é tanto que me faltam palavras. Eu não quero parecer repetitiva porque recentemente postei aqui no blog um texto sobre como temos que aceitar o corpo da outra pessoa como ela deseja que ele seja, e como ninguém tem o direito de dar opinião sobre a nossa imagem. Mas dar pitaco no cabelo de uma criança passou dos limites: não é só preconceito, é também racismo. Sim, porque racismo não se refere somente a cor da pele de um indivíduo, mas a todos os traços que compõem uma etnia, sendo o cabelo um desses traços.

Não há nada de errado com o cabelo da filha de Jay-Z e Beyonce, a não ser que cabelo crespo seja considerado um problema (o que infelizmente parece ser a opinião de muita gente). Vivemos em uma sociedade em que cabelo bonito é cabelo liso, sem frizz, brilhante e sedoso. E mesmo quando vejo pessoas elogiando um cabelo crespo ou cacheado, é o tipo de cabelo super produzido, não um cabelo com cachos naturais. Ai, eu me pergunto: o que esta senhora queria que eles fizessem? Chapinha no cabelo da menina? Escova progressiva? Relaxamento?


Já basta a cobrança da sociedade em relação ao corpo de mulheres adolescentes e adultas, agora essa neura está se espalhando pra sessão infantil. Absurdo não é o cabelo crespo de Blue Ivy, absurdo é se dar ao trabalho de criar um abaixo assinado pra espalhar internet a fora uma mensagem de preconceito e racismo, além de desrespeito e intolerância.

E sabe o que é pior? Mais de 5000 pessoas assinaram a petição. Heis alguns dos comentários mais terríveis na página da petição no Change.org:

"Eu odeio quando a mãe tem uma aparência de 1 milhão de dólares com seu cabelo e a criança parece não ver um pente desde que nasceu."

"O pai de Blue Ivy, Jay-Z, gosta de se gabar sobre sua charmosa vida, enquanto sua mulher está coberta de perucas, jóias e vestidos de estilistas. A mãe de Beyonce tem um salão de cabeleireiro. Por favor, penteie o cabelo daquele palhaço, quer dizer, bebê."

Fico imaginando os donos dessas opiniões e penso que devem ser o mesmo tipo de pessoa que adora assistir o programa da Honey Boo Boo, achando lindo esses cursos de beleza infantis e julgando normal a deturpação da infância dessas pequenas garotas que aprendem desde cedo que a sua aparência é única coisa que realmente importa. É claro que houveram pessoas que expressaram seu repúdio a essa petição, como uma moça que escreveu nos comentários: "Talvez nós tenhamos que fazer uma petição por uma vida pra Jasmine Toliver". 

E mais, se as pessoas parassem de se importar com o cabelo dos filhos das celebridades, talvez sobrasse mais tempo pra direcionar essa atenção a assuntos que de fato são dignos da mesma. Que tal exigir um governo com menos corrupção e mais garantia dos nossos direitos? Ou se afiliar ao Greenpeace pra demonstrar a revolta contra o desmatamento e o aquecimento global? Gente, causa séria não nos falta, muito pelo contrário!

E vamos deixar de uma vez por todas o cabelo de Blue Ivy em paz.


Nenhum comentário

Postar um comentário