eu já quis ser bloguete


São poucos os blogs que acompanho mesmo, de ver os posts todos os dias, mas o Shame On You Blogueira é um deles. Pra quem não conhece, nesse blog a Blogueira Shame traz as atrocidades encontradas em blogs internet a fora, desde looks do dia sem noção, produções de moda e maquiagem terríveis e ainda os erros de português de blogueiras que não tem piedade com a nossa linguá. E as milhões de blogueiras metidas a expert em moda, mas que na real não sabem a diferença entre branco e preto, ela dá o carinhoso apelido de bloguete. E como eu racho de rir com os posts!

Nos últimos anos nós vivenciamos a comercialização dos blogs. O que antes era um passatempo na minha adolescência, acabou se tornando uma maneira de ganhar din din em troca de publicidade, o famoso jabá. Nada contra quem se dá bem e vive disso, pelo contrário, afinal de contas se você dedica o seu tempo e investe na sua profissionalização pra falar com propriedade sobre qualquer assunto que for, você tem todo o direito de lucrar em cima de seu trabalho! Mais a meu ver, isso trouxe consigo dois probleminhas básicos: o primeiro é que muita gente tá disposta a falar qualquer coisa na internet em troca de dinheiro ou produtos grátis (muitas vezes sem nem saber do que se está falando) e o segundo é que qualquer garota com um computador e uma conta no Blogger se autointitula blogueira, mais preocupada com o resultado daquilo do que com o conteúdo em si.


Em 2010 eu acompanhava muitos blogs de nail art, foi a explosão dos blogs sobre esmaltes, maquiagem e afins. Disso, eu e uma amiga tivemos a ideia de criar um blog sobre assuntos femininos - esmalte, maquiagem, moda, cultura - porque afinal de contas nós eramos mulheres e estávamos precisando de um hobby. E foi daí que surgiu o AAG, meu primeiro blog, e eu adorava a ideia de falar sobre tendências de moda, lançamentos de produtos de beleza e de quebra ainda escrever textos do estilo dos que publico aqui no Word Addicted. Como eu disse, o blog era o nosso hobby, mas sempre pensávamos em levar a coisa pra um próximo nível depois que este já tivesse uma clientela fixa. 

Porque pensa bem, que coisa maravilhosa deve ser ganhar maquiagem de graça em troca de reviews, ou peças de roupas de marcas bacanas pra só postar uma foto usando peça e falar de quem eu ganhei? Ou ainda ganhar dinheiro pra mostrar pra outras mulheres produtos de beleza e afins? Não é a toa que muita garota por aí tente a sorte entrando nesse "ramo", a ideia é um tanto tentadora. Mas não rolou, nosso blog ficou sempre no status de hobby e nunca tomamos um passo no sentido de ganhar grana ou jabá em troca de textos naquele espaço.

E hoje em dia eu entendo o porquê. Porque não basta ser uma mulher com um laptop no colo pra poder falar sobre qualquer assunto feminino. Eu até tentei me profissionalizar no viés da maquiagem fazendo um curso, mas só fiz um mês porque descobri que apesar de gostar muito assunto e adorar me maquiar, eu não gostava de ficar tocando o rosto de pessoas desconhecidas (só descobri isso na prática). Mas a verdade é que apesar de falar de moda, eu não era expert naquilo. Eu sabia o que era um vestido peplum e uma saia mullet, mas eu não acompanhava todos os Fashion Weeks e não tinha propriedade pra dar muito pitaco sobre o assunto. Eu adorava maquiagem, mas sinceramente nunca nem usei um pó da Mac ou testei uma base da Dior, muito menos tenho know how pra ficar comparando marcas e efeitos. Eu sabia o que era um Louboutin, mas não tenho coragem nem de pagar R$300 num sapato da Shultz (pra falar a verdade, nem sei se é esse o preço de um sapato da Shultz). Eu durmo de maquiagem, faço as unhas uma vez por mês e não saberia reconhecer o Valentino se visse ele na rua, então quem sou eu pra achar que tenho algum conhecimento a agregar nessas esferas? Ao contrário de algumas bloguetes, eu não tenho a cara de pau necessária de escrever coisas sem embasamento em troca de bens materiais, e me recuso a fazer um trabalho medíocre.


Com o tempo acabei me sentindo desconfortável em postar sobre esses assuntos e fui parando de escrever. Começou a perder a graça, fazer uma coisa malemá que ao mesmo tempo outras milhões de pessoas estavam fazendo deixou de ser suficiente pra mim. A única coisa que ainda me dava prazer era escrever os meus textos sobre relacionamentos e assuntos que tinham a ver com pessoas, pra mostrar nos posts as minhas ideias a respeitos de assuntos que eu realmente achava interessante que outras pessoas lessem. 

E voilá! Criei agora esse blog, onde eu escrevo com paixão e vontade sobre os assuntos que me interessam e sobre os quais eu tenho pelo menos um fio de propriedade pra falar. Escrevo sobre as minhas experiência e sobre o meu olhar diante de acontecimentos que eu julgo interessantes. E falo sobre livros. Eu não sou uma escritora profissional AINDA, mas minha experiência como leitora é suficiente para o propósito do blog (não vou dizer que é vasta porque seria muita pretensão da minha parte). O blog por enquanto é um hobby que me traz imensa satisfação, e quem sabe um dia venha a fazer parte do meu currículo profissional. Meu ultimate dream é viver dos meus textos e dos meus futuros livros, mas enquanto isso não acontece eu vou me divertindo por aqui.

Eu posso não ter ganhado nenhum batom de graça, mas pelo menos hoje tenho o orgulho daquilo que escrevo.


Nenhum comentário

Postar um comentário