Ode ao amor de cada dia

O coração acelerado, o pensamento a mil, as conversas intermináveis ao telefone, sexo cinco vezes por semana. Quem não adora um começo de namoro, quando tudo causa sensações que parecem sempre ser acompanhadas fogos de artifício. Mas eu acredito que muito disso tenha a mais a ver com paixão do que com amor, o amor tem seu começo nesse estágio, mas é muito mais complexo e tem muito mais camadas que vão se desenvolvendo ao longo de um relacionamento. E é sobre esse amor, o amor de cada dia, que eu gostaria de escrever nesse post.


Depois daquela paixão que acompanha o começo dos relacionamentos, o que vem em seguida é o sentimento de cumplicidade e companheirismo que aos poucos vai se instalando na vida de um casal. O fogo inicial dá uma acalmada e deixa saudades de vez enquanto, mas pra mim não há delícia maior do que a sensação de segurança e completude que só o amor, sólido e estável, pode proporcionar.

Porque amor não é só beijos e abraços, sorrisos e gargalhadas. Amor é incluir a outra pessoa nos seus planos e decisões, é levar em conta um outra opinião e é saber a hora de dar o braço a torcer. É aguentar a família dela no domingo a tarde, é dormir ao som dos roncos dele, é não comer a torta de morango inteira pra deixar pro outro um pedacinho. Amor é ter pra quem ligar depois daquele dia péssimo no trabalho, e é também deixar os seus problemas de lado de vez enquanto pra ouvir com atenção aos problemas do outro. É tentar satisfazer os desejos de outra pessoas por mais que isso as vezes te tire de sua zona de conforto. É sinceridade, carinho, constância, tesão, compreensão, amizade, admiração e cuidado.

Amar requer constante manutenção e trabalho pesado. Não é simplesmente escrever um cartão no Dia dos Namorados ou comprar flores no aniversário. O amor é muitos mais trivial e corriqueiro. É lembrar de comprar no mercado o iogurte que ela gosta, e é não ligar dele estar no bar com os amigos de quarta-feira assistindo ao jogo. O amor é demonstrar em cada gesto a importância do ser amado e a relevância dele na sua vida.



Amar não é apenas aceitar que existe a sua frente um ser humano diferente de você em muitos aspectos, é ver nessas diferenças o motivo pelo qual se deseja que esta pessoa esteja em sua vida. E o amor de cada dia demanda que essa aceitação seja diária, a cada passo e a cada palavra.

Amar pode não ser sempre fácil, mas pode ser muito recompensador.



Nenhum comentário

Postar um comentário