there’s always tomorrow


Olhando pro meu feed de notícias do Facebook incessantemente, eu procurava por alguma matéria interessante, mais ou menos como quando você abre a geladeira de meia em meia hora torcendo pra que magicamente um mousse de chocolate tenha aparecido. Foi então que vi algum dos meus amigos postando sobre o 100 Happy Days.

O 100 Happy Days é um desafio que consistem em você postar uma foto por dia, durante 100 dias consecutivos, mostrando algo que ao longo do seu dia tenha te proporcionado um instante de felicidade. Você se cadastra no site do desafio, escolhe a plataforma pela qual você vai postar as suas fotos (Instagram, Facebook, Twitter) e coloca o dia em que você iniciará. No dia escolhido é só postar a primeira foto e manter esse ritual por outros 99 dias, marcando a foto com a hashtag #100happydays. Por quê? Segundo o idealizador do desafio, muitas vezes não notamos pequenos momentos de alegria ao longo da nossa rotina caótica. Postar uma foto desses pequenos lampejos de felicidades ao longo de 100 dias é supostamente uma forma de voltar a nossa atenção para esses momentos, colocando em evidência passagens alegres que normalmente são ofuscadas pelo estresse e pela correria.

Nesses últimos tempos eu estava me achando uma pessoa pessimista demais, enxergando o lado ruim das coisas na maior parte do tempo. Por esse motivo o desafio fez sentido pra mim na época, e como eu só precisava do celular pra bater uma foto por dia, eu resolvi aderir. Na primeira vez que tentei fazer o desafio acho que não passei do 11º dia. Não que eu não estivesse tendo momentos felizes ao longo dos meus dias, eu só me esquecia de documenta-los. Memória nunca foi o meu forte e me esqueci de tirar a bendita foto em várias ocasiões, por fim desistindo da ideia.

Mas eu persisti e tentei fazer o desafio mais uma vez. Tudo estava indo super bem, fotos de jantares, de encontros com os amigos, dos meus cachorros, do namorado, do aniversário da minha vó... Até a semana passada. Na terça-feira o meu irmão passou por um problema um tanto quanto sério – ele já está bem agora – que acabou com o dia e com a semana de todo mundo em casa. No final daquela terça-feira tensa, quando eu botei a cabeça no travesseiro, lembrei-me da maldita foto. É claro que mesmo o dia tendo sido uma merda, o fato de nada de mais grave ter acontecido já era por si só motivo pra ficar um pouquinho feliz. Eu até postei uma foto que dizia “keep calm, there’s always tomorrow”, mas me senti hipócrita pra caramba postando essa mensagem de positividade quando na realidade eu tinha tido um dia de lixo.


E o que eu aprendi com isso? Que é normal se sentir triste ou desanimada, que não dá pra botar um sorriso no rosto quando se está passando por algum problema sério. Que nem todo dia vai ser um mar de rosas, mas que também nem todo dia ruim é 100% ruim. Frente a pepinos dos bem grossos, é normal não se sentir feliz nem mesmo com as lambidas de um filhote de labrador. Eu confesso, depois de alguns dias fazendo o desafio ficou mais fácil identificar aqueles minutos breves de satisfação ao longo da rotina frenética, mas eu sinto que não preciso mais postar fotos no Instagram pra provar esse ponto, por isso desisti do desafio de vez.

É normal não estar feliz todos os dias. It’s ok, there’s always tomorrow.


Nenhum comentário

Postar um comentário