as paixões mais antigas

Sempre fui apaixonada por livros, desde que pequenininha. Eu era a garota esquisita que gostava de se esconder na biblioteca da escola atrás das páginas. Lembro claramente de dias em que o professor faltava de ir pra biblioteca e ficar ajudando a professora a catalogar e reorganizar os livros. É minha história de amor mais antiga...


A paixão por escrever veio em seguida. Na primeira série a professora deu como trabalho um livro que já contava uma estória através das figuras, mas nós tínhamos que preencher os balõezinhos com os diálogos dos personagens. Eu presentei a minha avó com esse livro, e até hoje está lá na estante da casa dela. Esse simples exercício me despertou para a magia de contar histórias através do papel.

E essas paixões, alimentada por páginas e mais página, e também por folhas em branco (sim, eu ainda peguei a época em que se escrevia em máquina de escrever e cadernos, o computador veio só depois), só fez crescer a cada dia. Sabe quando as pessoas estão precisando de paz e conforte e vão a uma igreja? A minha versão de uma missa é uma tarde na Saraiva com fones de ouvido ao som de Dave Matthews Band. É pra uma livraria que eu corro quando preciso de um momento só pra mim, de tranquilidade e paz de espírito.

Eu tentei fazer jornalismo pra suprir essa minha necessidade de escrever, mas me senti muito limitada pela realidade. Contar o que eu via não ia ser suficiente, eu precisava criar. E foi ai que eu pensei sobre o que eu gostaria de escrever, o que me levou a Psicologia, porque nada me fascina mais do gente. Era sobre isso que eu desejava escrever, sobre pessoas, sobre as histórias de pessoas, sejam elas reais ou inventadas pela minha imaginação.

Eu tive que parar a faculdade, mas a paixão continua do mesmo jeitinho. E uma das coisas que me possibilitou extravasar um pouco dessa necessidade de botar pra fora através da escrita foram os blogs. No passado eu tinha, em sociedade com uma amiga, um blog sobre assuntos femininos diversos: maquiagem, moda, comportamento, relacionamentos, cultura pop. Após alguns anos com o blog, começou a não fazer muito sentido pra mim escrever sobre o que todo mundo escrevia, de uma perspectiva similar a de tantas bloguetes internet a fora. Não me satisfazia escrever sobre os looks que as celebridades usavam no tapete vermelho, nem sobre dicas de qual o melhor blush bronzeador.


Aos poucos fui abandonando o blog e fiquei um tempo sem escrever sobre qualquer coisa, uma espécie de bloqueio criativo. O ano passado não produzi quase nada, as ideias nunca chegavam ao papel ou as teclas do computador e eu fui deixando a escrita pra lá...

Mas esse ano bateu uma saudade... E foi por isso que resolvi criar esse novo blog, pra escrever os meus textos, falar sobre os livros (sim, a paixão mais antiga de todas) e mostrar pra quem estiver afim de ler as minhas criações.

E já sinto a vontade de me expressar através das palavras voltando aos poucos, já estou conseguindo executar a escrita e não só deixá-la no mundo das minhas ideias. Escrever e ler pra mim são mais do que um hobby, fazem parte de mim e sem isso me sinto menos eu.

Nenhum comentário

Postar um comentário